Logo Banco de Alimentos

Blog

TOP 10 ALIMENTOS DE SETEMBRO

Setembro chega trazendo a primavera. Nessa época as flores desabrocham e as paisagens ficam mais verdes e coloridas. É o momento de cultivar plantas, frutas, verduras e legumes para o consumo próprio e evitar o desperdício de alimentos que ocorre no transporte das fazendas até os mercados. Opte pelos alimentos sazonais, a produção destes causam menos impactos ambientais do que os alimentos de outras estações.

Selecionamos os 10 melhores alimentos do mês de setembro. São melhores por que são encontrados com mais facilidade, estão com melhores preços e apresentam-se na melhor qualidade nutricional. Boa leitura e bom apetite!


Frutas de setembro

[1] Cupuaçu
[2] Nectarina
[3] Néspera
[4] Uva Thompson

O cupuaçu
Do tupi kupua’su, o cupuaçu é um Fruto típico da região Amazônica e já ganhou o Brasil e o mundo por seu sabor exótico e qualidades nutricionais. Rico em vitamina C (até mais que o seu conterrâneo Açaí) é repleto de antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células. Energético, ajuda na função metabólica quando consumido no pré-treino, dando aquela forcinha pra quem quer perder peso. De sabor forte pode ser usado no preparo de sorvetes, sucos, geléias, doces, além de pratos salgados como deliciosos molhos.


Legumes de setembro

[1] Fava
[2] Maxixe

A fava
Sabia que a fava é a planta mais antiga cultivada no mundo? É rica em amido (que fornece energia ao organismo), ferro, vitaminas do complexo B e magnésio. Seu alto teor de potássio auxilia no controle da pressão arterial e do estresse, e as fibras no controle intestinal e bom humor. Semelhante ao feijão, você pode consumir favas em diversos pratos saborosos como saladas, refogados e caldos. Estamos na estação das favas, aproveite para se deliciar com esse feijão diferentão 😉


Verduras de setembro

[1] Brócolis ninja
[2] Espinafre
[3] Agrião
[4] Couve-Flor

O brócolis ninja
Ninja porquê? Porque nasceu no Japão, é poderoso em vitaminas, minerais e outros nutrientes, e ajuda no combate a
muitas doenças: o consumo dessa verdura regularmente está ligado à prevenção de câncer de bexiga, cólon e próstata, possui efeito analgésico, anti-inflamatório e atua no controle do diabetes, ajuda a prevenir a anemia. Oferece alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B, C e K, além de cálcio e fibras. Como identificá-lo? Simples: o brócolis ninja tem uma só cabeça, o talo mais grosso e quase não tem folhas. Todas as suas partes podem ser aproveitadas, trazendo ainda mais qualidade nutricional para sua alimentação.

*Fonte: CEAGESP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe