Logo Banco de Alimentos

Blog

SAIU DO FORNO: RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2018

O presente relatório traz as principais atividades desenvolvidas pela ONG Banco de Alimentos no ano de 2018, em harmonia com a sua política de transparência e com o objetivo de oferecer informações relevantes a seus diversos públicos de interesse, incluindo investidores sociais, doadores, parceiros, público beneficiado, voluntários, órgãos de assistência social e sociedade em geral.

Apesar dos desafios operacionais representados por um período marcado por dificuldades econômicas no país, a ONG Banco de Alimentos pôde comemorar mais um ano de resultados animadores, traduzidos em benefícios para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 20 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos, atendidos por 42 instituições sociais da região Metropolitana de São Paulo, tiveram suas refeições complementadas e enriquecidas pelos alimentos distribuídos pela ONG. Para a nossa alegria, foram mais de 430 toneladas de alimentos, em perfeitas condições de consumo, que teriam, em sua maioria, o lixo como destino – mas que, em vez disso, ajudaram a alimentar e nutrir a quem precisa.

Também para a nossa alegria, novos doadores e investidores sociais vieram somar aos nossos esforços em 2018. Com a sinergia gerada por esses apoiadores, tornamos ainda mais robusta a proposta de contribuir na criação de um mundo mais sustentável, com menos desperdício – seja dos produtos destinados à alimentação, seja dos recursos utilizados em seu processamento.

2018 foi um ano em que alcançamos avanços significativos nos pilares de Educação Nutricional e Conscientização, ambos desenvolvidos por meio de uma longa e frutífera parceria com o Centro Universitário São Camilo (São Paulo, SP). Com grande potencial de impacto social, esses eixos têm como foco, respectivamente, o aumento do nível de conhecimento de membros de instituições beneficentes sobre boas práticas de manipulação e o aproveitamento integral dos alimentos e do grau de consciência da sociedade em geral sobre a gravidade que representam, hoje, os temas da fome e do desperdício de comida. Educar e conscientizar, sabemos, são ações capazes de conduzir àquelas transformações que desejamos nutrir nos comportamentos e atitudes da sociedade em relação à manipulação, preparo e descarte de alimentos.

2018 foi, ainda, um ano de muita interatividade com a sociedade. Uma profunda reformulação na área de Comunicação permitiu à ONG Banco de Alimentos potencializar seu uso das redes sociais, inaugurar um novo site institucional/blog e participar de eventos de peso no setor da alimentação sustentável. Esse conjunto de iniciativas divulgou informações atualizadas sobre o problema da fome e do desperdício de alimentos a um número muito maior de pessoas, contribuindo para que um grupo entusiasmado e crescente de simpatizantes viesse a conhecer melhor e a se engajar com uma causa que, no final das contas, é do planeta, é de todos nós.

Faça o DOWNLOAD e boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe