Logo Banco de Alimentos

Quem somos

Somos o resultado da visão pioneira de nossa fundadora, a economista Luciana C. Quintão, e a soma de esforços de cidadãos, empresas e indústrias alimentícias dedicadas a reduzir o desperdício de alimentos e a combater a fome.

Fundada em 1998, a ONG Banco de Alimentos é uma associação civil que recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão perfeitos para consumo, e os distribui onde são mais necessários. No lugar de descartar legumes, massas, frutas, entre outros, os parceiros doam os excedentes à ONG que repassa tudo às instituições sociais cadastradas no projeto. Essa distribuição permite a complementação nutricional de refeições servidas para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo, todos os dias.

Imagem Mais Alimento, Menos Desperdicio

Nossa razão de existir

Temos o propósito de criar um ciclo sustentável: ao passo que arrecadamos excedentes de produção e comercialização, diminuímos o acúmulo de lixo orgânico, tóxico ao meio ambiente, e reduzimos o desperdício de alimentos próprios para consumo, que viram ingredientes para complementar a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco social. Além de distribuir alimentos, proporcionamos qualidade nutricional por meio de ações educativas e preventivas voltadas para as comunidades atendidas, beneficiando as instituições que trabalham ações para a inclusão social em seus programas.

Imagem Alimentando a inclusão social

Alimentando a inclusão social

Nossas ações tratam em conjunto o problema da fome e da exclusão social. A distribuição dos alimentos satisfaz a necessidade básica, enquanto as ações educativas promovem um maior aproveitamento dos nutrientes fornecidos, possibilitando uma alimentação mais saborosa e balanceada. A melhoria na saúde favorece o desenvolvimento psicomotor das pessoas assistidas, criando condições para sua inserção na sociedade e no setor produtivo. O ciclo da fome é interrompido, o ciclo da inclusão social é favorecido.

Palavra da Fundadora

Imagem Luciana C. Quintão - Fundadora ONG Banco de Alimentos

“Sempre disse que somos nós mesmos fazemos a realidade à nossa volta. Venho, há anos, combatendo a fome e o desperdício de alimentos em um clima de perseverança e atitude construtiva, alertando e educando sobre o papel de todos na construção da realidade que queremos ter. A fome mata, mas a indiferença mata mais.” - Luciana C. Quintão

Em 2017 somos, oficialmente, uma nação onde 52 milhões de pessoas vivem em estado de insegurança alimentar. Quase ⅓ da população brasileira. Os índices de pobreza e miséria estão em alta: 10% da população recebe de 70 a 140 reais para gastar por mês, enquanto alarmantes 4% recebem menos de 70 reais, colocando gente de todas as idades em situação de insegurança alimentar. Quase ⅓ da população sem condições mínimas de viver dignamente, nem mesmo para comer na quantidade e qualidade adequadas à vida saudável. Tudo isso enquanto o Brasil lidera o ranking mundial de produção e exportação de diversos alimentos básicos, como soja, carne de frango, açúcar, entre outros. É inacreditável. É inaceitável. Só será possível mudar o destino de nosso país se investirmos em educação para que os jovens construam uma sociedade mais consciente, participativa e eficiente. Só seremos uma nação quando a fome não for mais um impeditivo para termos cidadãos participativos na construção da grande família brasileira.

Luciana C. Quintão, Economista
Fundadora ONG Banco de Alimentos

Equipe Banco de Alimentos

  • Presidente

    Bacharel em economia, mestre em administração de empresas e empreendedora social. Tem interesse no desenvolvimento humano e natureza.

    Luciana Quintão

  • Secretariado

    Assistente da presidência. Procura mais ouvir do que falar. Preza pela família e gosta de promover a felicidade dos outros.

    Raquel Mazzoni

  • Coordenação

    Engenheiro de projetos, estratégia e gestão, migrou para o mundo da psicologia como coach psico-orgânico. Adora viajar e, sempre que possível, pega umas ondas.

    Herberto Bergmann

  • Administrativo

    Administradora. Ama viajar e se encanta com a natureza. Gosta de pessoas, de cozinhar e de cuidar de suas plantas, recarregam suas energias.

    Fatima Araujo

  • Financeiro

    Bancária com 25 anos de experiência. Adora estar em meio a natureza, bichos e plantas. Busca sempre estar em contato com a terra.

    Cecilia Labate

  • Comunicação

    Biólogo especialista em jornalismo científico e empreendedorismo de impacto social. Sempre que pode, viaja para a praia. Adora conversar, cozinhar e fotografar.

    Gabriel Monteiro

  • Nutrição

    Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM. Nas horas vagas gosta de ler, viajar, cozinhar e ballet.

    Natalia Rodrigues

  • Nutrição

    Formada pela PUC-Campinas, tem experiência na área de nutrição clínica e em saúde pública. Adora ler livros de ficção, assistir séries, viajar e cozinhar.

    Jessica Lima Morais

  • Comercial

    Jornalista especialista em branding e articulação de negócios. Engajada em causas e negócios sociais. Ama conhecer gente nova, conversar muito e cozinhar, claro!

    Daniela Garcia

  • Serviços gerais

    É quem cuida de todos os funcionários que trabalham na sede da ONG. Avó do Nicolas, adora praia, forró e músicas românticas.

    Gerolina Santana

  • Motorista

    Adora jogar futebol society e gosta de ir ao pesqueiro com a família. De vez enquando joga dominó com os sobrinhos.

    Noelson Pereira da Silva

  • Motorista

    Bem humorado, acompanha vários campeonatos internacionais de futebol, gosta de assistir filmes e ouvir músicas antigas.

    Carlos Pardin

  • Motorista

    Rapidamente, sua timidez dá lugar à gentileza. Aproveita momentos de lazer com sua família e de gosta de visitar amigos.

    José Carlos Goering

  • Auxiliar

    Esbanja simpatia e disposição para fazer a diferença na vida das pessoas. Gosta de fotografia, corrida, futebol e um bom filme na companhia da esposa e filhas.

    Oelcio da Silva

  • Auxiliar

    Dedica-se de corpo e alma ao trabalho. Como um bom Palmeirense, não perde um jogo do time. É musico e adora tocar e cantar para amigos e familiares.

    Gilberto Gonçalves

Prev Next

Estagiários

  • Comunicação

    Acredita que a comunicação tem grande poder transformador. Gosta de séries, de estar entre amigas e escrever histórias da vida.

    Clarissa Ferrasoli

  • Nutrição

    Gosta de cozinhar.

    Carolina Moya Ramos Schubert

  • Nutrição

    Gosta de jogar vídeo game, comer e viajar.

    Diego Papa Laperuta

  • Nutrição

    Gosta de viajar, cozinhar, correr, dançar e conhecer novos lugares.

    Camila Conti Porto

  • Nutrição

    Obsessecada por viajar, gosta de culinária , animais e crianças!

    Fernanda Coda

  • Nutrição

    Gosta de viajar, ler, ver filmes e animais.

    Gabriela Rodrigues Silva

  • Nutrição

    Adora cozinhar, desenhar, viajar e ama animais.

    Nina Nuernberger

  • Nutrição

    Gosta de planejar viagens, animais, escutar música, atividade física e alimentação saudável.

    Caio Eduardo Vian Rodrigues

  • Nutrição

    Gosta de viajar, ler, tocar órgão e se reunir com a família e os amigos.

    Daniele Moraes

Prev Next
Imagem Conheça nossa politica de transparência