Logo Banco de Alimentos

Blog

ONG BANCO DE ALIMENTOS NO ESTÚDIO NEWS

Quarta-feira, 16 de outubro (23H) na Record News

Estúdio News discute os impactos do desperdício de alimentos no mundo hoje.

Nesta quarta-feira (16) se comemora o dia mundial da alimentação e o Estúdio News recebe a fundadora da ONG Banco de Alimentos, Luciana Quintão, e o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Marcos David, para discutir os impactos do desperdício de alimentos.

Segundo a ONU,  cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente em todo o mundo. Só no Brasil esse número chega a 26 milhões de toneladas, uma realidade que chama atenção diante de um país em que cerca de 5 milhões de brasileiros passam fome.

À frente da ONG Banco de Alimentos, fundada em 1998, Luciana acredita que exista um contrassenso na forma de lidar com o problema.

“Por um lado, se joga muita comida fora e, por outro lado, há um impacto humano e ambiental desrespeitoso, leviano e inconsequente.

Não basta só crescer, a gente tem que crescer pensando no  bem-estar da sociedade. Então é necessário parar e fazer uma reflexão e a educação é fundamental, porque perpassa todos os níveis”.

Além do desperdício do consumidor, o Brasil tem um alto índice de perdas dos alimentos na cadeia produtiva. O pesquisador da Embrapa alimentos acredita no desenvolvimento de tecnologias para chegar próximo à meta da ONU de reduzir pela metade o desperdício per capita de alimentos no mundo.

“Eu acho uma meta ambiciosa, várias ações têm que ser feitas desde o setor de produção até o consumidor e a sociedade civil. O combate à perdas e desperdícios é algo constante, tem que envolver os institutos de pesquisa, produtores, usar a tecnologia de ponta e a nanotecnologia, por exemplo, aplicada ao produtor e com baixo custo”.

O Estúdio News vai ao ar às quartas-feiras, às 23H, com reprise aos sábados, às 23H30. Para saber mais acesse o Instagram @estudionews.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe