Logo Banco de Alimentos

Blog

OFICINA CULINÁRIA PARA MERENDEIRAS DA PREFEITURA

A ONG Banco de Alimentos, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu uma grande oficina culinária. O objetivo da ação foi ensinar 100 merendeiras de Centros de Educação Infantil (CEI) da cidade de São Paulo a realizar preparações culinárias mais nutritivas e com menos desperdício. A ação aconteceu no Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) da Vila Maria em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação 2018.

A oficina começou com uma apresentação teórica sobre (i) desperdício de alimentos no Brasil e no mundo, (ii) apresentou o conceito de Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA), (iii) seguida de uma breve explicação do trabalho da ONG e, para finalizar, (iv) foram dadas dicas sobre boas práticas de higienização dos alimentos e informações sobre sua sazonalidade.


A etapa teórica foi seguida pela oficina culinária show, onde foram apresentadas duas receitas com Aproveitamento Integral dos Alimentos, especialmente desenvolvidas pela nutricionista Natalia Rodrigues para a ação. “Diferentemente das oficinas que realizamos, tivemos que trabalhar somente com ingredientes que a prefeitura entrega às escolas infantis. Por exemplo: já pensou em fazer uma farofa sem qualquer tipo de farinha? Tivemos que inovar!” explica Natalia, com entusiasmo. Foram preparadas de forma didática duas receitas: Ratatuille e farofa de biscoito cream cracker com proteína de soja.

As participantes assistiram todo o passo-a-passo do preparo das receitas, fizeram perguntas e trocaram experiências entre si e com as nutricionistas da ONG Banco de Alimentos.

As cozinheiras provaram e aprovaram as duas receitas, dizendo que irão colocar em prática no seu dia-a-dia dentro da cozinha das escolas. Para a equipe da ONG, foi um desafio trabalhar apenas com uma pequena lista de ingredientes, porém, acreditam que foi uma experiência incrível e estimulante, principalmente ao ver que todos gostaram e queriam mais. Além de Natalia, estiveram presentes nesta ação, Jessica Morais (nutricionista e responsável técnica) e uma equipe de seis estagiários do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Quer conhecer mais sobre nosso trabalho? Acesse nosso site e descubra como combater o desperdício dentro da sua casa e da sua empresa. www.bancodealimentos.org.br

Uma resposta para “OFICINA CULINÁRIA PARA MERENDEIRAS DA PREFEITURA”

  1. Dedetizadora na Freguesia do Ó disse:

    Bela Iniciativa, muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe