Logo Banco de Alimentos

O que fazemos

Nossos 3 pilares

Imagem Colheita Urbana

Colheita Urbana

A Colheita Urbana é a nossa receita para reduzir o desperdício de alimentos e minimizar os efeitos da fome na grande São Paulo. Fazemos a coleta dos alimentos excedentes nas empresas e comércios (onde sobra) e distribuímos nas instituições sociais atendidas (onde falta).

Quando um parceiro – hortifruti, sacolão, supermercado, indústria alimentícia, de panificação, produtor rural do cinturão verde de São Paulo – tem alimentos que já perderam valor comercial, mas ainda estão próprios para consumo, entra em contato com a gente. Nossa van vai ao local recolher a doação e transporta tudo para as instituições assistidas, onde esses alimentos serão utilizados no preparo de refeições saborosas e saudáveis para milhares de pessoas. Dessa forma, facilitamos a colaboração das empresas de produção e distribuição de alimentos em projetos sociais contra a fome no país e em favor da preservação do meio ambiente, por meio da redução de lixo orgânico.

Arrecadamos de 30 a 50 toneladas de alimentos por mês junto a doadores...

...abastecemos 45 instituições sociais...

...que, juntas, atendem mais de 20 mil pessoas.

Educação Nutricional

Não basta distribuir o que colhemos, acreditamos ser fundamental ensinar a manipulação e o preparo adequado aos alimentos, sempre visando a utilização integral dos alimentos, aumento no valor nutricional das refeições, contribuindo concretamente para a melhoria da saúde das pessoas atendidas. Temos pessoas chaves para nos auxiliar nestes trabalhos: estudantes do último ano do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Nossas ações educativas buscam unir o mundo acadêmico às demandas da sociedade. Desde 2013, quando firmamos parceria com o Centro Universitário São Camilo, proporcionamos aos alunos do último ano do curso de Nutrição a oportunidade de realizar estágio curricular na ONG Banco de Alimentos. Durante o estágio eles realizam trabalhos e pesquisas científicas para o desenvolvimento de materiais de divulgação sobre alimentação e Aproveitamento Integral dos Alimentos, e são responsáveis pela elaboração de fichas técnicas com tabelas de valor nutricional das preparações e manuais de nutrição para aperfeiçoar o conteúdo de palestras, oficinas e workshops.

Imagem Education

Programa de Orientação Alimentar (POA)

Este trabalho é conduzido por estagiários de nutrição e coordenado em conjunto pelas nutricionistas da ONG Banco de Alimentos e professores do Centro Universitário São Camilo. Ao visitar as instituições sociais apoiadas pela ONG Banco de Alimentos, nossas estagiárias identificam demandas relacionadas à manipulação de alimentos, preparo de refeições e alimentação dos atendidos para formular projetos que ajudem a suprir estas demandas de forma concreta.

Oficinas Culinárias para colaboradores das instituições sociais

Aproximadamente uma vez por mês, a ONG Banco de Alimentos reuni na cozinha-escola do Centro Universitário São Camilo colaboradores ligados à cozinha das instituições apoiadas para desenvolver receitas com Aproveitamento Integral dos Alimentos, além de prover informações sobre as melhores práticas de manipulação de alimentos e seus valores nutricionais.

Imagem Conscientização

Conscientização

A ONG Banco de Alimentos também leva suas ações e conhecimentos para além das áreas circunscritas da fome, atuando junto à empresas e escolas. A ideia é conscientizar para gerar uma mudança de cultura permanente, além de incentivar mais pessoas à ação. Essas iniciativas retroalimentam nossas ações sociais e buscam alcançar a sustentabilidade por meio de mudanças socioculturais, bem como realizar a ponte entre “os dois Brasis”: o Brasil que passa fome e o Brasil que desperdiça alimentos todos os dias.

Alimentando a Transformação Social

Desenvolvemos um projeto pedagógico para crianças e adolescentes do ensino básico, fundamental e médio a fim de conscientizá-los de sua responsabilidade individual e coletiva na construção do mundo. A intenção é de despertá- los para o fato de que eles estão interligados a outras pessoas e ao meio ambiente e de que as atitudes de hoje se tornam as consequências de amanhã, no sentido de contextualizar sua importância na sociedade em que estão inseridos e os impactos de ações individuais e coletivas proativas para o respeito à humanidade e à natureza, buscando incentivá-los, ainda, a questionar as lideranças e os representantes sociais.

Tenho interesse em levar esta atividade para uma escola

Palestras e Workshops

As palestras possuem temas relacionados à alimentação saudável, nutrição, aproveitamento integral dos alimentos, o trabalho da ONG Banco de Alimentos, indicadores sociais e de desperdício. A atividade possui duração média de 1 hora, com entrega de material impresso sobre o tema exposto e um certificado de participação. Os workshops são palestras interativas, onde o auditório é convocado a participar com dinâmicas ou com opiniões sobre vídeos ou outros recursos audiovisuais utilizados pertinentes ao tema abordado em apresentação, conferindo à palestra um caráter mais prático. Os workshops oferecidos pela possuem os mesmos temas de uma palestra simples, com duração de 1h30min, conferindo-se 1 hora para a palestra e 30 minutos para interação (dinâmicas, exposições de vídeos, discussões em grupo, etc.), com entrega de material impresso sobre o tema exposto e certificado de participação.

Oficina Mão na Massa

A proposta da Oficina Mão na Massa é promover a gastronomia sustentável convidando o público a participar no preparo de receitas com o aproveitamento integral dos alimentos. O cardápio de atividades é elaborado dependendo do público-alvo e número de participantes, podendo incluir receitas para almoço, jantar, coffee-break e happy hour.

Conteúdo básico: Apresentação do trabalho da ONG Banco de Alimentos, indicadores sociais e do desperdício, apresentação do conceito de aproveitamento integral dos alimentos, instruções para higiene e segurança na cozinha, trabalho em equipe, proatividade e espírito de liderança.

Quem pode participar: Adultos, jovens e crianças
Duração média: 1h30min
Limite de participantes: 30 pessoas
Entrega: Material Impresso + Certificado de Participação

Quero contratar

Oficina Show

Com caráter expositivo, a Oficina Show apresenta conceitos importantes sobre alimentos, meio ambiente e combate à fome. Abordamos desde a importância do uso de partes não convencionais de verduras, legumes e frutas na alimentação, até questões sobre responsabilidade social e ambiental.

Conteúdo básico: Demonstração de receitas com o aproveitamento integral de alimentos, dicas de economia, redução do desperdício, diminuição do lixo orgânico e responsabilidade socioambiental.

Quem pode participar: Adultos, jovens e crianças
Duração média: 1h30min
Limite de participantes: 30 pessoas
Entrega: Material Impresso + Certificado de Participação

Quero contratar
Imagem Serviços com parceiros

Produtos e serviços parceiros

A ONG Banco de Alimentos conta com parceiros que oferecem serviços e produtos terceirizados, com parte da renda revertida para ajudar em nossas ações. Conheça e privilegie as marcas que colaboram com a gente.