Logo Banco de Alimentos

Blog

MINI DOCUMENTÁRIO EXPLICA EM 20 MINUTOS O QUE É E COMO FAZER COMPOSTAGEM

Por: Gabriela Glette

A compostagem doméstica é o caminho para uma vida mais sustentável em vários sentidos, visto que cerca de 50% de tudo o que geramos em casa são resíduos orgânicos. Criar e manter uma boa relação com o nosso lixo é mais do que utopia, pode ser inclusive a solução para questões ambientais e econômicas coletivas. E, para que você compreenda mais sobre este vasto universo, o coletivo PorQueNão? lançou um mini doc que explica em 20 minutos o que é e como fazer compostagem.

Agrofloresta, energia limpa, saneamento ecológico, compostagem e bioconstrução. Em poucos minutos e de forma bem humorada, o filme nos apresenta projetos e soluções capazes de transformar positivamente a nossa realidade.

O primeiro capítulo da série fala sobre compostagem, que pode estar desde na composteira doméstica à pátios enormes. A mídia alternativa explica de maneira didática algumas alternativas para o problema de destinação de resíduos orgânicos presente em todas as cidades do mundo. Afinal, você faz o que com o seu lixo orgânico?

Lançado pela plataforma VideoCamp, o mini doc acaba de chegar no canal do coletivo no Youtube. Mais simples do que você imagina, qualquer um pode entrar no universo da compostagem. Quer saber mais? Assista o filme aqui:

Compostagem

A compostagem nada mais é do que um processo biológico de decomposição da matéria orgânica. Existem várias formas de compostar: direto na terra — aquela tradicional técnica de jogar as cascas diretamente na horta – com composteiras de revolvimento manual ou eletrônico e até mesmo os baldinhos com as maravilhosas minhocas californianas.

O lixo produzidos por nós possui mais nutrientes do que você imagina. Não importa o tipo de compostagem que você irá fazer, apenas abrace esta prática para uma vida mais sustentável e saudável!

REPRODUÇÃO

 

2 respostas para “MINI DOCUMENTÁRIO EXPLICA EM 20 MINUTOS O QUE É E COMO FAZER COMPOSTAGEM”

  1. Lenira disse:

    Eu jogo direito na terra, cascas de legumes, de frutas, de ovos, borra de café, erva- mate depois que tomo chimarrão e folhas secas!

  2. […] Transforme o alimento desperdiçado em comida de jardim: em vez de jogá-lo em sua lixeira comum e contribuir às emissões de gases de efeito estufa ligados ao transporte e eliminação de resíduos, por que não definir uma caixa de compostagem para resíduos de alimentos e frutas e cascas de vegetais? Aprenda como fazer compostagem clicando aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe