Logo Banco de Alimentos

Blog

FOMENTANDO A CULTURA DE DOAÇÃO NO BRASIL

Como fazer a diferença no mundo? Esta é uma pergunta que todos nós fazemos. Um dos caminhos que levam a esta diferença é a doação. No entanto, não é fácil praticar a doação em um país cuja a cultura de doação é muito pequena. Ações como o Dia Nacional da Coleta de Alimentos ajudam aproximar entidades sociais e pessoas que desejam provar o gosto da solidariedade, mesmo que pontualmente.

A ONG Banco de Alimentos é beneficiada por esta ação e liderou o trabalho de arrecadação de alimentos em seis diferentes lojas de supermercado em São Paulo. Mais de 100 pessoas se cadastraram como voluntários e dedicaram parte do seu sábado para arrecadar alimentos que beneficiaram 41 entidades sociais.

Clientes e voluntários, juntos, viabilizaram a doação de 3.217,89 kg de alimentos para a ONG Banco de Alimentos.

Todos os anos são mobilizados mais de 6.000 voluntários em todo Brasil para participarem da coleta, que atuam nos supermercados parceiros estimulando seus clientes a colaborarem com a ação e doarem pelo menos 1kg de alimentos não perecíveis. Veja as arrecadações nos últimos três anos:

2017 – 174 toneladas

2018 – 199 toneladas

2019 – 184 toneladas

Os números impressionam, mas não chegam nem perto do número de pessoas que passam fome no Brasil nem dos alimentos que são desperdiçados.

+41 milhões de quilos de alimentos desperdiçados diariamente

+7 milhões de pessoas ficam mais 24h sem se alimentar diariamente

De um lado, voluntários doam tempo e energia. Do outro, consumidores doam parte de sua compra e o benefício vai muito além das toneladas de alimentos. Pouco a pouco reduzimos a distância e as barreiras para que cada pessoa possa, dentro do que é possível, ajudar aqueles que estão à sua volta e, assim, construirmos um futuro mais justo e melhor para nós e as próximas gerações que virão por aí.

Agradecemos aos mais de 100 voluntários que trabalharam conosco neste último sábado. Confira algumas fotos do que rolou no último dia 9 de novembro, durante a ação do Dia Nacional da Coleta de Alimentos:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe