Logo Banco de Alimentos

Blog

EVENTO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

https://www.sympla.com.br/repense-o-alimento-reduza-o-desperdicio__650158

[RE]pense o alimento [RE]duza o desperdício

No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. A ONG Banco de Alimentos e Associação Prato Cheio decidiram se juntar para realizar um evento de conscientização sobre o desperdício alimentar, no teatro da Unibes Cultural.

O evento terá como foco a discussão sobre perdas e desperdício de alimentos, os padrões de consumo e a forma com que a comida é percebida hoje: como um alimento ou como um produto a ser consumido?

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR SUA VAGA

Confira a programação abaixo:

Abertura: 14:00h
Luciana Chinaglia Quintão: Fundadora e Presidente da ONG Banco de Alimentos.
Walter Belik: Professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Conselheiro da ONG Associação Prato Cheio.

1° Mesa Redonda: 14:30h às 16:00h
Tema: Perdas e desperdício de alimentos frescos – desafios e oportunidades do setor varejista de alimentos
Participantes:
Márcio Milan: Superintendente e Responsável pelo Comitê Jurídico da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS);
Prof. Sylmara Gonçalves Dias: Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPgS) e do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo (USP);
Rogério Dias Leite: Diretor de Operações Co-Packer da rede Oba Hortifruti.
Mediador: Prof. Walter Belik

2° Mesa Redonda: 16:30h às 18:00h
Tema: Afinal, comida é alimento ou produto?
Participantes:
Roberto Fumio Matsuda: Fundador da empresa Fruta Imperfeita;
Hans Christian Temp: Organização Cidades sem Fome;
Victor Dimitrow: Chef do Peti Gastronomia.
Mediador: Salvador Iglesias Ramalho – Founder da Startup SaveAdd

Data: 16/10
Local: Unibes Cultural
Como chegar: Ao lado da Estação Sumaré, linha verde do metro ou estacionamento na Rua Oscar Freire, 2617.
A inscrição não garante a participação. Sujeito à lotação do espaço, por ordem de chegada.

https://www.sympla.com.br/repense-o-alimento-reduza-o-desperdicio__650158

Realização:
ONG Banco de Alimentos: “Buscamos alimentos onde sobra e levamos onde falta”. Essa premissa básica dá sentido à existência da ONG Banco de Alimentos, criada em 1998, em São Paulo, pela iniciativa pioneira da economista Luciana Quintão. Inspirada na ideia de reduzir o desperdício de alimentos na indústria e comércio, e distribuir o excedente para instituições sociais, a ONG realiza uma Colheita Urbana que possibilita a complementação alimentar de qualidade para mais de 20 mil pessoas, todos os dias. Além disso, a ONG promove ações educativas voltadas às instituições atendidas de educação nutricional e realiza ações de conscientização para que cada um entenda sua responsabilidade individual e coletiva na construção de uma sociedade mais humana e sustentável.

Associação Prato Cheio: Surgiu com o objetivo de “Promover a segurança alimentar através do combate ao desperdício de alimentos e da educação nutricional”, trabalhando em função da problemática que envolve a insegurança alimentar, que afeta as populações mais vulneráveis. Para mudar esse quadro, a APC atua em parceria com organizações sociais na Grande São Paulo através da implementação de projetos que beneficiam pessoas em situação de risco nutricional, atendendo 60 instituições que recebem, semanalmente, alimentos que seriam desperdiçados (como frutas, legumes e verduras que perderam o valor comercial mas que ainda estão adequados para o consumo), complementando refeições para mais de 11.000 pessoas. Também desenvolve atividades educativas com os cozinheiros das entidades, oferecendo oficinas culinárias mensais para que o alimento recebido seja bem aproveitado durante o preparo das refeições pelas entidades parceiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe