Logo Banco de Alimentos

Blog

EMBRAPA DE SÃO CARLOS CRIA APLICATIVO QUE MOSTRA SE FRUTAS ESTÃO BOAS PARA CONSUMO

Tecnologia pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos.

Por EPTV1

Pesquisadores da Embrapa Instrumentação em São Carlos (SP) desenvolveram uma forma de identificar o amadurecimento de frutas e hortaliças.

A tecnologia pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em média 40% das frutas e hortaliças vão para o lixo e um dos motivos é armazenar esses produtos de maneira incorreta.

Sensor

A tecnologia reúne um adesivo com um sensor com pó à base de sílica, um tipo de mineral. O equipamento detecta um gás produzido pelas frutas.

“O etileno é um gás do amadurecimento, então a fruta, quanto mais madura, ela vai produzir mais gás, e o sensor vai captar isso, e indicar a qualidade dessa fruta”, disse o pesquisador David Ferreira.

O sensor muda de cor quando a fruta amadurece e, ao encostar o celular no QR Code (espécie de código de barras em duas dimensões) do lado do adesivo, um aplicativo mostra se ela está verde, madura ou passada.

Saber de forma precisa a fase do amadurecimento da fruta pode ajudar produtores, comerciantes e o consumidor.

“Pensando na indústria, ele consegue saber o ponto de maturação da fruta para poder fazer um iogurte um bolo, caso a fruta esteja mais madura, ou fazer outro tipo de produto”, disse a engenheira de computação Ana Elisa Siena.

Os cientistas estimam que o custo do novo sensor fique em torno de dez centavos. A nova tecnologia também vai evitar um erro muito comum dos consumidores: apertar a fruta para verificar se ela está adequada para consumo.

“Quando a gente aperta, estraga a fruta e aumenta o desperdício”, disse o pesquisador Daniel Souza Corrêa.

Assista a reportagem clicando aqui

REPRODUÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe