Logo Banco de Alimentos

Blog

ATIVIDADES EDUCACIONAIS BENEFICIAM CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE CÂNCER

APOSTAMOS NA EDUÇÃO

A cada dois meses, a ONG Banco de Alimentos recebe um grupo de oito estudantes de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. A missão deste grupo de estudantes é, através de experiências in loco, atuar na área da Saúde Coletiva e, ao mesmo tempo, combater a fome e o desperdício de alimentos. São eles que executam muitas ações de educação nutricional e alimentar que tem um enorme impacto social.

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ALIMENTAR

Aqui, na ONG Banco de Alimentos, os estudantes desenvolvem um trabalho que tem como propósito a gerar de impacto social através da educação. Eles visitam as entidades sociais assistidas pela ONG para entender quais são as demandas de informações ou a existência de problemas ligados à alimentação, seja em sua produção ou consumo por parte dos atendidos. A partir deste diagnóstico, os estudantes de nutrição elaboram atividades de educação nutricional e alimentar para melhorar as boas práticas de manipulação dos alimentos e o hábito alimentar dos beneficiados. Muitas destas atividades são lúdicas e interativas para se trabalhar com vários tipos de público, como crianças, idosos e pessoas que estão em algum tipo de vulnerabilidade social.

ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER

A Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 02 de julho de 1985, cuja missão é dar apoio bio-psicossocial e existencial à criança com câncer e seu familiar. Para tal, a AACC acolhe pessoas que necessitam de tratamento e fornece gratuitamente hospedagem, alimentação, suporte educacional, transporte, orientação psicossocial e existencial a famílias de crianças e adolescentes portadoras de câncer, as quais moram distantes da cidade do tratamento. Esta será a entidade social em que as estudantes Alessandra Peixoto e Jessyca Rodrigues trabalharão pelos próximos meses.

ATIVIDADES SOB MEDIDA

A partir de um diagnóstico feito pelas estudantes, com o apoio direto da nutricionista da ONG Banco de Alimentos e de uma professora do Centro Universitário São Camilo, estruturou-se sete atividades com diferentes públicos-alvo. Confira as atividades programadas:

  1. Cada categoria no seu quadrado – Mostrar a diferença entre alimentos in natura, minimamente processados; óleos, gorduras, açúcar e sal; processados e ultraprocessados.
  2. Mão suja vs. mão limpa – Atividade direcionada para funcionários da entidade e pais das crianças que estão em tratamento para ensino da forma correta de lavar as mãos.
  3. Adeus, sujeira! – Atividade lúdica e participativa com as crianças para que seja entendida a importância da higienização correta das mãos.
  4. Quiz de Boas Práticas – Direcionado a todos que têm acesso à cozinha da entidade, a atividades abordará boas práticas de manipulação e armazenamento dos alimentos com uma metodologia lúdica.
  5. Sede de saúde – Saber preparar bebidas saudáveis, refrescantes e funcionais é o objetivo desta atividade que irá trabalhar com funcionários da entidade e pais das crianças em tratamento.
  6. Lanchinhos do bem – Visando a complementação das refeições já servidas na entidade, será ensinada a preparação de lanches rápidos e saudáveis para servir às crianças em tratamento que, por vezes, deixam de se alimentar no momento das refeições por questão de enjoo ligado aos efeitos de medicamentos.
  7. Esperando o coelhinho – Esta será a atividade que finaliza a atuação de Alessandra e Jéssyca dentro desta entidade social. Todos da entidade serão convidados a por a mão na massa para aprender ,na prática, receitas especiais para celebrar a páscoa.

QUER CONHECER ALESSANDRA E JESSYCA?

Bateu uma curiosidade para conhecer as estudantes que irão desenvolver todas essas atividades maravilhosas? Preparamos um pequeno vídeo para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe