Logo Banco de Alimentos

Blog

Consumir até o talo: ação ensina poderosa ferramenta no combate ao desperdício

A ONG Banco de alimentos realizou a ação de conscientização SAÚDE NÃO TEM PREÇO com o objetivo de combater o desperdício de alimentos em feiras livres. Esta ação aconteceu na feira Fair & Sale em parceria com o app Topa?, em frente ao Parque Ibirapuera, ao longo do domingo de 21 de janeiro de 2019.

Conhecer os alimentos e suas características nutricionais são essenciais para uma escolha mais consciente na hora de fazer as compras. Nem todos sabem, mas a rama da cenoura, as folhas de couve-flor e os talos e folhas da beterraba têm mais nutrientes do que as partes que usualmente consumimos. O cenário se complica quando supermercados, hortifrutis e feirantes retiram estas partes antes do consumidor compra-las.

“Quando as pessoas compram alimentos, elas estão pagando por sua integralidade. Deixar de levar a rama da cenoura pra casa e usá-la em suas receitas é, além de jogar dinheiro fora, um desperdício de importantes nutrientes” pontua Natalia Rodrigues, Nutriconista responsável pelas atividades de Educação Nutricional da ONG Banco de Alimentos.

Para esta ação, a equipe de nutricionistas e voluntários da ONG Banco de Alimentos levaram até o grande público partes que são pouco consumidas e até desconhecidas por parte das pessoas: ramas de cenoura, talos e folhas de beterraba e folhas de couve-flor. Estes alimentos foram distribuídos gratuitamente ao público junto com receitas e dicas das nutricionistas sobre as melhores formas de prepará-las.

“Nosso objetivo foi fazer com que as pessoas aprendam a preparar e consumir estas partes dos vegetais para que, na próxima vez que forem à feira, solicitem ao vendedor que não retire talos nem folhas de seu vegetal. Isto é Aproveitamento Integral dos Alimentos, uma poderosa ferramenta para combater o desperdício de alimentos e engajar a sociedade nesta causa” conclui Natalia.

Todas as ações são divulgadas nas redes sociais da ONG Banco de Alimentos, acompanhe as postagens, multiplique o conteúdo e faça parte deste movimento de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

6 respostas para “Consumir até o talo: ação ensina poderosa ferramenta no combate ao desperdício”

  1. Elinei Barbosa Cavalcante disse:

    Meu nome é Elinei,sou estudante de nutrição e moro em Cuiabá, estou esperando meu vôo no aeroporto Guarulhos e resolvi acessar o Facebook,e adorei o trabalho de vocês!Estão de parabéns. Beijos 😚

  2. Geise Belo disse:

    Maravilha! adorei as receitas!

  3. Gabriele disse:

    Como ser um multiplicador disto? Vemos tanto desperdício nas feiras de rua…

  4. Rogerio Fernandes disse:

    Ficou lindo o novo site.
    Foi especial conhecer pessoalmente o trabalho de vocês.
    Sigo acompanhando.
    Em breve nossa ONG inicia os trabalhos também.
    Parabéns mais uma vez.

  5. Ana Lucia de Carvalho Lobão Barroso disse:

    Parabéns pelo belíssimo trabalho de conscientização do aproveitamento total dos alimentos. Precisamos dar um basta no DESPERDÍCIO!!!!

  6. Leonarda da Silva disse:

    Quero ser voluntária?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe