Logo Banco de Alimentos

Blog

CAJU E BROTO DE BAMBU ESTÃO ENTRE OS ALIMENTOS DO MÊS

Alimentos da época são aqueles que, naturalmente, estão disponíveis em maior quantidade e melhor qualidade. São alimentos que foram colhidos na época do ano em que se desenvolvem de melhor forma e necessitam de menos intervenções durante seu crescimento. Na prática, você paga e consome um alimento mais nutritivo. Conheça alguns dos alimentos do mês de novembro:

CAJU

‘Acayu’ ou ‘aca-iu’ vem do tupi-guarani e significa ‘noz que se produz’. O fruto da planta é a castanha, enquanto o pedúnculo floral é a parte carnosa, (amarelo, rosada ou vermelha) suculenta e comestível.

O maior cajueiro do mundo fica no Brasil – uma árvore gigante de 8.500 m² de copa, galhos e cipós – está localizado em Pirangi do Norte, Natal, e tem registro no Guinness Book!

TAQUENOCO ou BROTO DE BAMBU

Taque… o que? Se você gaguejou na pronúncia, tente de novo. ‘Taquenoco’ é popularmente conhecido como ‘broto de bambu’, alimento introduzido no cardápio brasileiro pelos imigrantes japoneses que, com criatividade, diversificaram a produção de alimentos no país e no paladar brazuca.

O broto de bambu é um legume que pode ser preparado refogado, usado em caldos ou feito em conserva e usado como substituto do palmito em saladas.

Estão, também, na lista de alimentos do mês:

  • Tomate cereja;
  • Feijão corado;
  • Berinjela comum;
  • Abacaxi pérola;
  • Melancia; e
  • Pêssego.

A Seção de Economia e Desenvolvimento (SEDES) do CEAGESP disponibiliza a tabela de safras dos produtos encontrados no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). Acesse AQUI .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe