Logo Banco de Alimentos

Blog

OS MELHORES ALIMENTOS QUE CHEGAM COM O VERÃO

Tá chegando o verão e, junto com ele, aquela vontade de cuidar da saúde. Que tal aproveitar e ficar sabendo quais frutas, verduras e legumes estão na sua melhor forma nesta estação que é uma das mais quentes do ano? Consuma alimentos da época, são mais baratos, mais fáceis de encontrar e muito mais nutritivos.

Confira a seguir alguns destes alimentos:

FRUTAS DE DEZEMBRO

A LICHIA

Lichia ou lixia? A grafia correta é com ‘ch’. O termo ‘litchi’ ou ‘li-zhi’ vem de um dialeto chinês e refere-se à propriedade de ‘ser removida do galho’. A Lichia tem um sabor exótico e refrescante, apresenta propriedades antioxidantes superiores às da polpa de pequi e cagaita, e é parente próxima da Pitomba (fruta muito consumida no nordeste brasileiro). A polpa pode ser consumida in natura, a casca vira chá, a fruta desidratada vira lichia-passa e a semente, depois de processo de aquecimento, se transforma em uma noz comestível.

Além disso, outras frutas que estão entre os alimentos do mês são:

  • Nectarina
  • Coco verde
  • Ameixa

LEGUMES DE DEZEMBRO

O CHUCHU

O chuchu é um legume que sofre muito bullying. Uns dizem que é sem graça, outros que é o primo pobre da batata, mas, a verdade é que seu sabor suave vai bem em sopas, saladas, caldos e muito mais. É um alimento de baixa caloria e muito rico em água e fibras – o que ajuda na sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal, o que é ótimo para quem quer perder peso. Em um passado não muito distante, era comum usar a expressão ‘chuchu beleza’ para designar algo bacana. Esse mês, dê chance ao chuchu beleza na sua mesa!

Além disso, outros legumes que estão entre os alimentos do mês são:

  • Pimentão Verde
  • Cenoura
  • Pimenta vermelha

VERDURAS DE DEZEMBRO

O SALSÃO

O Salsão ou Aipo (derivado de Apium, forma latina de água), era usado na Roma Antiga para decorar mesas em arranjos com rosas e lírios. Planta de aroma forte, existem cerca de 20 espécies silvestres na Europa, Ásia, América e até algumas regiões da Antártida. Para saber se está fresco, verifique primeiramente a cor. As folhas, que devem estar bem abertas, apresentam um tom verde bem forte e brilhante. Folhas e talos podem ser consumidos crus ou cozidos.

Além disso, confira outras verduras do mês:

  • Rúcula
  • Alface americana
  • Erva-doce

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe