Logo Banco de Alimentos

Blog

ALIMENTO SEM TABU – MILHO

Alimento sem Tabu

Tabu não é ingrediente. Tabu é não comer um alimento por preconceito, ou então jogar grande parte dos ingredientes no lixo sem saber como usá-los. Tabu é não fazer as escolhas certas no supermercado. Tabu é deixar um alimento apodrecer em casa por estar mal conservado ou mal armazenado.

A campanha Alimento sem Tabu vai ajudar você a escolher, conservar e consumir os alimentos de forma mais inteligente e sustentável. Fique ligado nas postagens e faça sua revolução com os alimentos. É bom pra você, é bom pro planeta. #SemDesperdício #SemTabu

MILHO | Seu nome, de origem indígena caribenha, significa “sustento da vida”. Alimentação básica de várias civilizações importantes ao longo dos séculos, os Olmecas, Maias, Astecas e Incas reverenciavam o cereal na arte e na religião. O milho é um cereal cultivado e consumido em grande parte do mundo, e muita gente vai concordar que não há nada melhor que um milho-verde fresquinho, com sabor adocicado e vendido na própria espiga. Além de saboroso, é uma excelente fonte de nutrientes, fibras, ácido fólico, niacina, vitamina B6, entre outras. O milho é um alimento energético, rico em carboidratos, antioxidantes.

Muito versátil, é utilizado de diversas maneira, dá para cozinhar a espiga inteira, debulhar os grãos, preparar pratos salgados, doces, bolo, pamonha, sorvete, cereais, sucos. Com os cabelos do milho, é possível preparar um chá com a proteína do grão são feitas fibras artificiais de tecido que lembra a seda. Interessante, não?
E você? Tem alguma receita especial que queira compartilhar com a gente?


COMO COMPRAR| No momento da compra do milho na espiga, repare nos grãos: quanto mais estufados e de cor amarelo-claro, mais nova é a espiga e mais macio ficará o milho depois de cozido. A palha deve estar bem verde e o cabelo, marrom escuro.
Caso a espiga esteja sem palha, preste atenção à coloração dos grãos. O ideal é que sejam de cor amarela clara brilhante e cristalina. Dê preferência aos produtos frescos, evite comprar o milho já embalado.

COMO CONSERVAR | A melhor maneira para armazenar o milho é mantê-lo na própria palha e dentro da geladeira para que mantenha a umidade dos grãos por um período de até 3 dias. Caso não estejam na palha, é indicado armazenar em uma embalagem plástica ou ecológica própria para legumes/hortaliças. Como o milho verde suporta baixas temperaturas, ele pode ser mantido na parte mais alta da geladeira.


COMO CONSUMIR | É possível comer direto na espiga, cozido, só com sal, mas também pode ser utilizado em pratos salgados, refogados, sopas, tortas e nos deliciosos doces, principalmente os típicos das festas juninas como: pamonha, curau, bolo, sorvete. Uma coisa é certa, o perfume do milho sendo cozido é irresistível.
Se o milho estiver congelado use diretamente no cozimento do prato.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe