Logo Banco de Alimentos

Blog

8 DICAS DA WWF-BRASIL CONTRA O DESPERDÍCIO

No Brasil, nós ocupamos uma posição incômoda quanto às perdas e ao desperdício de alimentos. Evidências indicam que nosso país alia características de países subdesenvolvidos, como a elevada perda pós-colheita e no escoamento da safra, com hábitos de consumo presentes em nações mais ricas, caracterizados por apresentar desperdícios significativos ao final da cadeia e no consumo.

Pensando nisso, a WWF-Brasil junto com a Embrapa e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO desenvolveram a #SemDesperdício, uma iniciativa para ampliar a consciência dos consumidores brasileiros sobre o desperdício de alimentos e gerar um impacto positivo na mudança de hábitos de consumo alimentar.

No site além de dicas sobre como conscientizar e mudar os hábitos das pessoas em ambientes de trabalho, em eventos e até mesmo em casa, foi lançado um desafio: #UmaManiaAmenos. O desafio consiste em 10 dias de informações sobre como evitar o desperdício no seu dia-a-dia, basta se cadastrar no site SEMDESPERDICIO. E nós da ONG Banco de Alimentos reunimos todas essas dicas para você acompanhar aqui nesse post.

Dica 1

Faça um Diário do Desperdício. Anote os alimentos que você joga no lixo, seja em casa, no trabalho, na feira ou no supermercado. Assim é possível repensar a quantidade que compra determinado alimento.

Dica 2

Desperdiçar alimentos afeta diretamente o seu bolso. Parar de jogar comida fora, comprar na quantidade certa e armazenar bem os alimentos são sinônimos de economia no final do mês. A dica é fazer o download de algum aplicativo que auxilie a acompanhar a data e validade dos alimentos na sua cozinha ou mesmo para trocar ou doar alimentos. Alguns aplicativos recomendados são: FoodKeeper e SemPerdas, ambos muito fáceis de usar.

Dica 3

A falta de conhecimento sobre a propriedade nutricional dos alimentos é algo que gera muito desperdício. Talos, cascas e sementes geralmente são jogados no lixo, considerados restos, mas possuem alto valor nutritivo, baixo custo e preparo rápido. Procure na internet receitas com o aproveitamento integral dos alimentos.

Dica 4

Você sempre deixa um restinho de comida no prato após as refeições? Se estiver em casa prefira sempre colocar pequenas quantidade e repita, caso ainda esteja com fome. Em restaurantes muitos oferecem meias porções dos seus principais pratos para quem não dá conta de comer tudo, ou outra opção é apostar na embalagem para levar as sobras para casa.

Dica 5

Organize sua geladeira. A forma como armazenamos a comida interfere no prazo de validade e no seu uso. Veja se você tem sobra de alimentos ou outros produtos que não sabe o que fazer com eles. Na geladeira coloque laticínios, como requeijão, semipreparados ou preparados em casa, frutas cortadas, legumes e verduras. As frutas também podem ser congeladas, com exceção da banana e da pêra. No armário coloque farinha, macarrão, arroz, açúcar, biscoitos, bolos sem recheio, enlatados e pães.

Dica 6

Crie o hábito de fazer uma Lista de Compras. Antes de sair de casa dê uma olhada na geladeira e na despensa e veja o que está realmente faltando para não estocar produtos em excesso. Prefira compras menores para levar menos produtos, deixe as compras do mês para produtos de longa validade, como materiais de limpeza, arroz e feijão.

Dica 7

Utilize as sobras que estão na sua geladeira para criar um prato. Muitas vezes não percebemos a quantidade de alimento desperdiçada diariamente.

Dica 8

Procure por iniciativas relacionadas ao combate do desperdício, assim você pode se inspirar em ajudar na causa.

Mude seus hábitos, deixe suas manias de lado e colabore por um mundo mais sustentável!

REPRODUÇÃO

 

3 respostas para “8 DICAS DA WWF-BRASIL CONTRA O DESPERDÍCIO”

  1. Andreia van disse:

    Que interessante.
    Gostaria de contratar uma palestra da WWF-Brasil sobre desperdício de alimentos. O público total será de 50 pessoas na faixa etária de 40 a 70 anos. Como faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Doe