Perguntas e Respostas

1) Gostaria de ser voluntário da ONG Banco de Alimento como devo proceder?

Ser voluntário é poder desenvolver à arte de compartilhar: conhecimento, tempo, conduta sadia, lógica e aprendizado. Aquele que se dispõe a experimentar o dividir certamente entrará em uma nova escala de valores em sua vida, humanizando cada vez mais o seu cotidiano. Acreditando nessa premissa que a ONG Banco de Alimentos possui uma série de áreas de interesse para voluntariado, tais como: culinarista, auxiliar administrativo, colaborador em eventos, designer, captador de recursos, entre outros.

Para ser voluntário basta se inscrever no nosso site. Acesse o link e veja como é fácil ajudar!

2) Gostaria de ajudar financeiramente a Organização, como devo fazer?

A ONG Banco de Alimentos depende exclusivamente das doações financeira de pessoas físicas e pessoas jurídicas para manter suas atividades. Desta forma é possível colaborar por meio de incentivo fiscal, ou doando R$9,00 por mês, ou múltiplos de R$ 9,00, via cartão de crédito ou boleto bancário.

Veja como ajudar acessando o link!

3) Como faço para receber doação de alimentos?

Cadastramos e atendemos exclusivamente instituições localizadas em São Paulo e Grande São Paulo de cunho social e que ofereçam refeições no local, de modo que não realizamos doações para famílias ou realização de eventos para comunidades em geral. Além da doação de alimentos a instituição cadastrada é automaticamente inserida  em nosso projeto de educação nutricional.

Atualmente, atendemos o limite da nossa demanda, o que dificulta a possibilidade do cadastro efetivo de novas instituições. Para se cadastrar em nossa lista de espera clique aqui.

4) Trabalho em um restaurante posso doar as sobras limpas?

A ONG Banco de Alimentos recebe somente doações de alimentos in natura – que não foram manipulados-, ou industrializados embalados, não violados e dentro do prazo de validade. Não recebemos alimentos processados ou preparados, como no caso de sobras limpas, por questões de segurança higiênico-sanitária. Para saber mais sobre os nossos processos entre em doe alimentos

5) O que faço com a casca da banana?

Trata-se de uma parte extremamente nutritiva do alimento, muito rica em potássio e fibras, que pode ser utilizada para o preparo de doces, como massa de bolo, brigadeiros,bem como preparações salgadas, por exemplo, bifes e bolinhos.

Para saber mais receitas com aproveitamento integral dos alimentos acesse o link.

6) Posso doar meus créditos da Nota Fiscal Paulista para a ONG?

Existem três formas de doar os seus créditos da Nota Fiscal Paulista para a ONG Banco de Alimentos, clique aqui e veja como é fácil.

7) Vocês realizam eventos para empresas, tais como palestras e oficinas culinárias?

Visando uma mudança de cultura e trabalhando para um mundo mais sustentável a ONG Banco de Alimentos realiza eventos empresariais tais como palestras e oficinas culinárias sobre alimentação sustentável.

As oficinas consistem em trabalhar de forma lúdica a produção de pratos que utilizam partes não convencionais dos alimentos, gerando menor volume de lixo e ajudando a criar uma sociedade mais sustentável. Além de mostrar de forma prática o que pode ser feito com os alimentos, trabalhamos o conceito de integração e trabalho em equipe: todos devem desenvolver pratos em conjunto com o objetivo de aproveitar integralmente os alimentos.

A Organização também ministra palestras para empresas e grupos de até 10 pessoas abordando os temas inerentes ao seu trabalho tais como: Desperdício e Benefícios do Aproveitamento Integral dos Alimentos; Aprenda a montar um cardápio saudável; Obesidade; Colesterol e triglicérides; Diabetes; Fast Food entre outros 30 temas.

Clique aqui e veja os eventos realizados pela organização

8) Vocês oferecem palestras e oficinas de aperfeiçoamento em nutrição?

A ONG Banco de Alimentos no ano de 2010 não oferecerá oficinas e palestras em sua sede. No entanto oferecemos oficinas e cursos para grupos de no mínimo 10 pessoas mediante contra partida (valor este que varia conforme distância e número de pessoas). Para a realização dessa atividade é necessário um espaço para organizar os participantes em formato auditório, bem como uma parede branca para que seja feita a projeção da palestra. Em caso de oficinas culinárias é necessário uma pré-avaliação do espaço para adequar a atividade.

Para mais informações entre em contato com a organização via email info@bancodealimentos.org.br

9) Que partes do alimentos eu posso comer?

Além da polpa dos alimentos, que consumimos normalmente, é possível utilizar em diversas preparações as cascas, folhas, talos e sementes destes alimentos, bem como  outras partes não convencionais: natas, pé e pescoço de galinha, tutano (encontrado no interior dos ossos), casca de ovo, entre outros. Elas são riquíssimas em nutrientes e se transformam em preparações deliciosas. Confira mais dicas!

10) Como faço para comprar os produtos institucionais da ONG? Vocês entregam?

A ONG Banco de Alimentos possui uma série de brindes institucionais que podem ser adquiridos pelo site ou vindo diretamente em nossa sede.

Clique aqui para ver nossos produtos e saiba como comprar!