Alimentação Sustentável

Alimentação Sustentável

Alimentos são desperdiçados de várias formas: pela produção em excesso, ao caírem dos caminhões durante o transporte, ficando em estoque… Entretanto, boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na cozinha. O descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como jogamos na lixeira o que deveria estar no prato. A alimentação sustentável combate este processo, por meio do aproveitamento integral, do planejamento na hora de ir às compras e da conservação. Menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimentos. Tudo isso com pequenas mudanças no dia a dia.

Desperdício de Alimentos
Aproveitamento Integral dos Alimentos
Receitas
Dia Mundial da Alimentação 2016
Desperdício de Alimentos

Desperdício de Alimentos

toneladas

e onde o desperdício ocorre?
onde-o-desperdicio-ocorre
748
REAIS MENSAIS
São gastos por uma família média brasileira na compra de alimentos, de acordo com dados do IBGE.
90
REAIS POR MÊS
Deixariam de ir para o ralo se o desperdício de 20% deixasse de existir. Guardando esse dinheiro, a família teria uma poupança de 1,1 milhão de reais após 70 anos. Conta realizada pelo Instituto Akatu.
1/3
DOS ALIMENTOS PRODUZIDOS NO MUNDO
É desperdiçado a cada ano – 1,3 bilhão de toneladas.
750
BILHÕES DE DÓLARES
Desperdiçados com gastos desnecessários de energia, mão de obra, etc. (FAO 2013)
3,4
MILHÕES DE BRASILEIROS
Estão em situação de insegurança alimentar (1,7% da população).
805
MILHÕES DE PESSOAS
Sofrem de fome no mundo, segundo relatório da FAO de 2013 (1 em cada 9).
70%
DA ÁGUA DO MUNDO
É utilizada na agricultura, mesmo com todo esse desperdício.

Você sabia que:

  • Cada brasileiro gera em torno de um quilo de lixo por dia. Cerca de 58% desse total é representado por lixo orgânico, formado de restos de alimentos (Akatu).
  • Para produção de 1kg de banana, são utilizados 500 litros de água (Water food print 2011). A sua casca corresponde de 30 a 40% do peso. Desta forma, a cada quilo de banana consumido estaremos desperdiçando até 200 litros de água se jogarmos a casca fora.
  • Uma banana pesa aproximadamente 120g, ou seja, exige 60 litros de água para ser produzida. Se jogarmos a casca fora, são desperdiçados 24 litros em uma única casca banana não consumida, o que daria para tomar 3 minutos de banho, dar 2 descargas ou lavar o rosto 2 vezes. (Sabesp 2014)